O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. Mais do que uma simples campanha de conscientização, hoje, todo o mundo dedica-se a reforçar o alerta e a importância da prevenção das doenças masculinas, com ênfase no combate e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Você sabia que o câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente na população masculina brasileira? Fica atrás somente da incidência de câncer de pele.
Dois exames são de grande importância para o diagnóstico da doença: o exame de sangue e o exame de toque retal. Quando associados, auxiliam no diagnóstico precoce da doença em 90% das vezes.
Em sua fase inicial, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata – dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Prevenção ainda é o tratamento mais importante!
Segundo o Inca, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, ajuda a diminuir o risco de câncer. Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer atividade física regular, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Fonte: Inca – Instituto Nacional do Câncer